REFORMA PROTESTANTE – 495 ANOS DE HISTÓRIA

01/10/2012 13:34

Estamos nos aproximando das comemorações dos 495 anos da Reforma Protestante, ocorrida na Alemanha em 31 de outubro de 1517. Naquela oportunidade um monge chamado Martinho Lutero, em virtude de sua indignação com os rumos tomados pela Igreja, decidiu apresentar publicamente o seu protesto,  damos novos rumos à história do cristianismo.

Ao nos aproximarmos de tão importante data, estaremos, durante todo o mês de outubro, estudando temas voltados a este momento histórico e às mudanças ocorridas ao longo de quase cinco séculos.  Com essa iniciativa, pretendemos atingir dois grandes objetivos que destacamos abaixo.

O primeiro refere-se à questão histórica. Necessitamos recuperar dados históricos tão importantes e preciosos, muitas vezes esquecidos ou até mesmo desconhecidos por grande parte do povo evangélico. Veremos a iniciativa de homens anteriores ao século XVI, que muito contribuíram para os acontecimentos da reforma. Semelhantemente, os reformadores foram usados por Deus, durante um período de profundas mudanças sociais, econômicas e religiosas do mundo de então.  Esses estudos, visando uma visão panorâmica da reforma,  serão realizados todas as quintas-feiras  de outubro.

Um segundo e não menos importante objetivo refere-se aos principais temas focados por Lutero, Calvino e os demais reformadores. Durante cada domingo, as mensagens abordarão os seguintes assuntos:  SOBERANIA DIVINA (07/10) SOMENTE A ESCRITURA (14/10)  - SOMENTE A FÉ  (21/10) – SOMENTE A GRAÇA (28/10).

Nós, presbiterianos independentes, somos herdeiros de todo este legado histórico.  Pertencemos a uma Igreja que traz em seu corpo as marcas de um Evangelho que crê em um Deus Soberano, que tem o controle de todas as coisas, pois as escrituras assim nos ensinam. Somos convidados pelo próprio Deus  a andar pela fé, sob a proteção constante da graça de Deus, que através de Cristo, um dia nos resgatou.

Convidamos você, para que durante todo o mês de outubro, caminhe conosco pelas páginas da Bíblia, conhecendo um pouco mais de nossa bela e preciosa história.

 

Rev. Silas de Oliveira