“O ESPÍRITO DE DEUS ESTÁ SOBRE MIM...” Lucas 4.16-21

27/03/2013 08:53

No início de seu ministério, Jesus anunciou aos seus ouvintes quais seriam as suas propostas de trabalho, frente a sua missão no mundo. Falou sobre sua missão, procurando mostrar que em toda e qualquer situação, contaria com a preciosa companhia do Espírito Santo, fortalecendo e orientando sua caminhada. Resumiu todo o seu projeto de trabalho em três grandes desafios.  Evangelizar, educar e comunicar são as três grandes colunas do ministério de Cristo.  Vejamos resumidamente, cada uma delas.

 1)  JESUS VEIO PARA EVANGELIZAR  - Evangelho significa “boas novas – boas notícias”. A chegada do Mestre trouxe ao povo a oportunidade de ouvir coisas novas, que renovaram a esperança, alimentando a alma através da paz de Cristo. O povo que vivia em trevas viu uma grande luz, pois notícias de vida surgiram em meio ao clima de morte.

2) JESUS VEIO PARA EDUCAR ( Proclamar ) - Em todos os evangelhos Jesus é visto como sendo o grande educador. A palavra educar tem o sentido de conduzir o outro em direção a um futuro melhor, ou seja, Jesus veio educar os cegos e oprimidos da sociedade, dando-lhes a oportunidade de enxergarem a luz da vida e presenciarem a graça de Deus em meio à sombra da morte.

3)  JESUS  VEIO PARA COMUNICAR (anunciar)  - O Mestre  sempre se aproximou das pessoas comunicando algo novo.  Podemos evangelizar e não comunicar. No mundo existem muitos tipos de evangelho, das mais diversas religiões. É possível também, que nossas notícias não tragam alegria e muita menos paz às pessoas que estão ao nosso lado, por ser um evangelho pessoal que não comunica a palavra de vida e de restauração total.

A plataforma de trabalho proposta por Jesus renovou a esperança e a vida de tantos homens e mulheres de seu tempo.  Algo fundamental a ser destacado está voltado à presença do Espírito de Deus. É impossível comunicar a salvação, libertação e vida que vem de Cristo, sem a doce companhia do Espírito Santo. Vivemos na era da comunicação, porém, se o Espírito de Deus não nos orientar,  não conseguiremos nos comunicar como Igreja de Cristo na terra. Deus nos convida, sob a orientação do seu Espírito, a conduzirmos vidas aos pés de Cristo, comunicando notícias de paz e alegria.

 

Rev. Silas de Oliveira