NASCER DE NOVO

24/07/2013 11:43

João 2.23-25; 3.1-21

 

Nicodemos é um dos personagens bíblicos que provocam a nossa imaginação. Líder religioso respeitado pelas autoridades de seu tempo decide, durante a noite,  conversar com Jesus. Homem  cheio de convicções e bem esclarecido do ponto de vista político e religioso  resolve permitir que algumas dúvidas espirituais o fizessem se aproximar do Mestre.

Como todo líder responsável, tinha convicção da autoridade religiosa de Jesus, ao ponto de declarar publicamente o seu pensamento, quando afirmou: “sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus...”. Diante do seu conhecimento, Jesus confronta sua convicção religiosa com palavras que o levaram a pensar no seu estilo de vida.

Precisava passar pela experiência da conversão. “Importa-vos nascer de novo”, foi o imperativo divino aquele homem que era um profundo conhecedor da Lei. Diante de suas  dúvidas, Jesus apresenta a Nicodemos o Evangelho da Graça. Leis ele as conhecia todas. Ajudou a formulá-las, implantando o sistema farisaico por toda a nação. Jesus estava falando de algo que procedia do Espírito. Algo que levasse o ser humano a repensar seu estilo de vida, frente às angústias diárias.

Jesus estava falando ao coração de Nicodemos. O desejo do Mestre era ver aquele homem, pensando e agindo a partir de uma experiência de fé. Desejava um Nicodemos renovado, com nova experiência a partir da salvação em Cristo Jesus. Ensinou a ele que havia necessidade de renunciar ao passado dando um basta a um programa de vida,  pois estava preso somente às leis e totalmente distante da graça de Deus.

A história de Nicodemos é a realidade de muitos que vivem longe do amor de Deus, sem a experiência do novo nascimento. Deus nos convida a uma renúncia de atitudes, gestos, pensamentos e ações que impedem o nascer de Deus em nossas vidas. Deixe Deus habitar em seu coração e  professe diariamente que Cristo é Senhor de sua vida, para glória de Deus Pai.

 

Rev. Silas de Oliveira