GERAÇÃO CANSADA

24/08/2010 11:25

 Isaías 40.25-31

 

 O cansaço faz parte da vida humana e é inevitável. Todos nós cansamos e merecemos descansar recuperando nossas forças e motivação. Trabalho e descanso estão presentes na criação, pois até o próprio Deus descansou, após aprovar toda sua  obra. Contudo, entre a importância do descanso e correria do dia a dia encontramos uma geração de pessoas  não só cansada no sentido físico, propriamente dito, mas principalmente,  sem forças para lutar em favor da vida.

 Enquanto há algum tempo somente os adultos reclamavam de cansaço  com mais freqüência, hoje nossas crianças, adolescentes e jovens vivem constantemente cansados frente às inúmeras atividades que lhes são exigidas a cada dia. Ao olharmos para a preocupação bíblica, percebemos que a mensagem do profeta Isaías reflete profundamente a situação do mundo moderno. Vejamos os versículos 30 e 31: Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”.

 O profeta estava preocupado com a nova geração de judeus que habitava uma terra estranha. Demonstrava sua preocupação com os jovens que faziam parte de  uma geração que não conhecia nada da sua própria terra, frente à situação de um povo exilado que não conhecia sua história. Sua preocupação voltava-se às  famílias divididas  pelo exílio – uma juventude em crise. Podemos dizer que era uma geração de jovens cansada antes do tempo, em outras palavras uma geração sem esperança diante de uma terra estranha. Perdera a  coragem de lutar, de buscar novos ideais, de ir atrás do novo, do desconhecido, enfim, de voar como a águia. Assim era a geração de jovens de Israel!  Mesmo Deus dizendo que Ele não cansava, pelo contrário renovava as forças do cansado, essa geração não se animava.

 O texto bíblico é extremamente propício para os nossos dias. Muito acima de sermos considerados uma geração “Coca-Cola” ou McDonald’s, devido ao consumismo, somos sim,  uma geração cansada e de cansados. Não conseguimos lutar pela vida. Estamos fatigados pela pressão moderna; Quantas vezes, cansados,  temos caídos como os jovens do tempo de Isaías. Caímos diante das crises pessoais, familiares, econômicas – doenças, etc, pois a sociedade  nos pressiona de todos os lados e exautos caímos. Infelizmente, nosso grande problema é que desejamos nos levantar sozinhos. Achamos-nos auto-suficientes e não precisamos de ajuda. O pronome pessoal “eu” é conjugado a todo o tempo........eu posso, eu consigo....eu venço....eu tenho....eu vou -  NUNCA..... eu preciso....eu quero....eu desejo ajuda...eu necessito de auxílio etc...Só podemos ser mesmo uma geração cansada

 O texto bíblico é enfático....”os que esperam no Senhor renovam as suas forças...” Não há segredo! Somente aqueles que confiam,  entregam e esperam ( Sl 37.5 ) renovarão as suas forças. Interessante notar que o profeta nos ensina que os renovados pelo Senhor não apenas se colocam em pé novamente ( os que caíram exautos ), mas ganham asas como as da águia.

 A águia é um dos maiores símbolos bíblicos de renovação de forças. Ela pode estar cansada e exausta, mas busca nas alturas as suas forças. Não busca força nas profundezas da terra, mas sim na beleza do céu. Ao voar sonda o ambiente antes de pousar. Só pousa quando percebe que o lugar é seguro e  que há água e alimento necessários para suprir suas necessidades básicas. Voa com segurança, pois está acima dos perigos. Os perigos não conseguem alcançá-la.

 Precisamos reconhecer que realmente somos uma geração cansada. Vivemos um cansaço diário, devido às inúmeras pressões que tem nos levado ao “stress”.  Precisamos reconhecer que nossas famílias também estão cansadas, exaustas e sem forças. Precisamos descobrir quais são os fatores que têm nos  levado a esse cansaço e a falta de forças para lutar. Corremos o risco de nos cansarmos como pais, descarregando nosso “stress” do dia em nossos filhos e filhas; de nos cansarmos como casais  não tendo forças nem mesmo para o diálogo, tão indispensável para a vida no lar;  de cairmos exautos como os jovens do tempo de Isaías, achando que a  vida não tem mais solução.

 Necessitamos  pensar em quais são as coisas que tem nos levado ao chão. Essas coisas podem estar relacionadas a nossa distância de Deus. Somente Deus renova as nossas forças e nos dá asas como as da águia; somente Ele nos concede um pousar seguro e nos mostra a fonte de vida. São de Jesus as seguintes palavras....”Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” ( Mateus 11.28-30).  Em Cristo, busquemos o descanso eterno!

  

Rev. Silas de Oliveira