FUI ESCOLHIDO (A) PARA SER LÍDER!

02/01/2013 12:33

Quando chegamos ao final de cada ano, ficamos na expectativa da escolha de toda a liderança da Igreja para o novo ano. Na realidade, nem sempre boa parte da Igreja percebe quão grande é o desafio de escolha, diante da enorme  responsabilidade que se apresenta. Nossa preocupação cresce pelo fato de não estarmos tratando simplesmente de uma escolha qualquer. Mesmo entre os pequenos grupos, como por exemplo, um time de futebol ou uma brincadeira qualquer, a figura do líder se faz necessária, imagine quando falamos das coisas de Deus.  Penso que entre inúmeras qualidades que devem ser listadas, três são indispensáveis na vida das pessoas que desejam liderar. Quero destacá-las, mesmo que resumidamente, nas linhas abaixo.

 

  1.  ORAÇÃO – Nenhum líder cristão realiza o seu trabalho sem oração. Se pedimos a Deus ajuda para as nossas questões particulares, imagine quando falamos das coisas de Deus. Um líder que não ora, não é líder. Portanto, se você deseja ser líder, comece a orar e a rogar a sabedoria divina sobre sua vida. Não são mais as suas decisões e desejos pessoais que prevalecerão, mas as decisões e desejos do Espírito Santo de Deus. Fale com Deus e deixe Deus falar com você, através desta qualidade indispensável a todas as pessoas que desejam servir ao Senhor. “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças”    ( Colossenses 4.2).
  2. LEITURA DA PALAVRA DE DEUS – A oração abre caminho entre nós e Deus. A Bíblia nos traz respostas às questões que humanamente não conseguimos resolver ou compreender. É Deus falando conosco. Sem leitura bíblia nenhum líder permanece em pé. Podemos nos achar sábios em muitos assuntos, impor nossas ideias e fazer prevalecer nossos desejos. Tudo isso será inútil sem a verdadeira resposta que vem da Palavra de Deus. Se você deseja ser líder, além de orar muito, comece a ler muito a Palavra que lhe dará segurança em todo o seu trabalho. “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido” ( Josué 1.8).
  3. TESTEMUNHO – Aqui está o ponto máximo de qualquer liderança. Quem não desenvolve uma vida de oração e leitura bíblica, será visto como sendo um cristão (ã) fraco (a), sem autoridade espiritual. Sua vida no trabalho, na rua, no lar, nos negócios testemunhará uma andar longe de Deus e não servirá de exemplo aos seus liderados. Quem deseja ser líder precisa dar bom testemunho na Igreja e na sociedade.  “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5.14ª).

    Estamos às portas para iniciar um novo ano. Você que foi escolhido para liderar experimente viver estes três grandes passos da vida espiritual. Suplique a Deus sabedoria e discernimento. Leia diariamente a Palavra de Deus, buscando respostas às suas dúvidas e seja luz do mundo, testemunhando daquilo que o Senhor já fez em sua vida. Que tenhamos um ano de muito trabalho, regado pelas inúmeras bênçãos do Senhor.

     

    Rev. Silas de Oliveira