ESCOLA DOMINICAL E A TRADIÇÃO REFORMADA (1780-2012)

17/09/2012 08:30

“...aquele que ensina esmere-se no fazê-lo” ( Rm 12.7b).

 

Hoje, terceiro domingo de setembro, comemora-se o dia da Escola Dominical. Sua origem deu-se no século XVIII, quando um jornalista episcopal, chamado Robert Raikes, preocupado com as crianças que ficavam pelas ruas ou sem a  companhia de seus pais, devido ao surgimento da Revolução Industrial, começou a ministrar-lhes aulas das mais diversas disciplinas, inclusive, educação cristã.

Ao longo de todos esses anos as igrejas espalhadas pelo mundo continuaram a utilizar o modelo de ensino iniciado pelo seu idealizador, evangelizando através de tão importante instrumento pedagógico. No mundo presbiteriano, a Escola Dominical ganhou espaço, ocupando, na maioria das Igrejas, as manhãs de domingo como horário oficial das suas reuniões. Hoje, devido às necessidades e cultura de cada região, contamos com reuniões nos mais diversos horários e até mesmo dias da semana, mas sempre visando o ensino sério da Palavra de Deus.

Uma das marcas de todo o trabalho desenvolvido está nos princípios bíblicos da tradição reformada e da valorização da Igreja, como instrumento do Reino de Deus para a proclamação do Evangelho.  Todo o trabalho da Reforma Protestante visou um retorno à Bíblia e consequente a participação  direta da Igreja como instrumento de ensino.

Através da Escola Dominical conhecemos melhor a nossa Igreja e a nossa história. Infelizmente, ainda temos muitas pessoas que consideram importantes somente o culto da noite ou o domingo de Santa Ceia. Biblicamente isto é muito pouco ou quase nada para quem deseja ser discípulo de Cristo. Quando questionados sobre sua fé, são cristãos rasos e facilmente se deixam levar por qualquer  vento de doutrina. Geralmente, essas pessoas vivem a buscar igrejas, que confirmem  o seu modo de pensar e agir.

Ao comemorarmos mais um aniversário da Escola Dominical, deixemos Cristo, o Mestre dos mestres nos ensinar a servi-lo cada vez mais com amor e dedicação. Que possamos assumir compromisso com a Casa de Deus, sabendo que através  deste importante instrumento de ensino que a Igreja nos proporciona, cresceremos na comunhão dos santos e ofereceremos aos nossos filhos e filhas uma orientação segura e verdadeira da Palavra de Deus.

Agradeça a Deus pela  Escola Dominical que existe neste local há   57 anos (1955-2012).  Quantas vidas, durante todo este tempo,  ouviram do amor de Deus e foram alcançadas através deste  espaço de ensino oferecido pela Igreja. Reúna a sua família e participe com alegria e gratidão. Vamos juntos aprender da Palavra de Deus, para que possamos proclamar ao mundo que somente Jesus Cristo é Senhor.

 

Rev. Silas de Oliveira