DIANTE DO ESPELHO

11/07/2012 10:08

“Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência”  ( Tiago 1.23,24 ).

 

Recordemos,  juntos,  a conhecida estória infantil da Branca de Neve e dos sete anões. Na maioria das vezes sempre conversamos e lembramos-nos das cenas que envolvem a Branca de Neve e quase nunca da Madrasta e o Espelho. Interessante observar que a cena do espelho quebrado é um dos momentos mais fortes de toda a estória vistos a revolta da madrasta diante da opinião emitida pelo mesmo. Em outras palavras, o encanto havia acabado, pois alguém com maior beleza e simpatia ganhara a sua apreciação.

 

Na leitura do texto bíblico citado acima é possível observar a preocupação do apóstolo diante da realidade humana. Sua principal preocupação refere-se à perseverança na conversão a Deus e ao progresso na vivência da vida cristã. Enfatiza a ideia de amar a Deus através da prática do amor ao próximo. Não se cansa de chamar atenção para as raízes da desordem em nossas vidas e para tanto usa a figura do espelho.

 

Os espelhos, segundo os mitos antigos, estavam ligados às origens da humanidade, como por exemplo, ser imagem e semelhança de Deus.

Para o autor bíblico, Deus deseja ver a sua imagem refletida em nós;  para tanto,  faz-se necessários dois grandes passos:

Em primeiro lugar necessitamos compreender que praticar a Palavra é refletir o fruto do Espírito. A  Palavra  divina,  plantada em nós, deve nos levar à produção de frutos dignos de uma vida arrependida. Em um segundo momento praticar a Palavra é ser espelho para o mundo. Todos estamos à busca de um espelho que nos diga sempre: “ Tu és o mais belo”  Quando o espelho da vida não reflete os nossos desejos, nos transformamos em bruxas e feiticeiros do mal, quebrando o encanto do espelho.

 

Na linguagem bíblica o verdadeiro cristão olha no espelho -  vê, recorda e age, consciente que é nova criatura, pois sua imagem sofreu modificações para melhor devido à ação do Espírito divino. Deixemos Deus agir em nossas vidas, para que possamos dia a dia refletir sua bondade e seu amor a um mundo distante de sua infinita misericórdia. Pratiquemos  a Palavra de Deus!

 

 

Rev. Silas de Oliveira