DIA DA ESCOLA DOMINICAL – 233 ANOS

16/09/2013 14:28

“...o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7b).

 

Hoje, terceiro domingo de setembro, comemora-se em todo mundo o dia da Escola Dominical. Suas raízes históricas ultrapassam os séculos, atingindo a marca de 233 anos de existência. Por iniciativa de um jornalista britânico chamado Robert Raikes, este trabalho chegou até nós. Raikes,  incomodado com a situação das crianças soltas pelas ruas da Inglaterra, devido às transformações sociais causadas pela Revolução Industrial, decidiu ensinar, não apenas a Bíblia, mas também outras disciplinas que colaborassem com a   formação da infância de sua época.

No Brasil, a Escola Dominical teve seu início através da visão missionária de irmãos e irmãs das mais diversas denominações que foram se instalando em terras brasileiras. Metodista e presbiterianos lideraram este trabalho, proporcionando a oportunidade de ensino a todas as classes sociais.

Com a Escola Dominical, ricos e pobres, negros e brancos receberam a oportunidade de sentar à mesa da comunhão, descobrindo a riqueza das escrituras e gerando crescimento no relacionamento do povo de Deus. Barreiras foram quebradas quando a Palavra de Deus começou a ser ensinada às gerações menores, atingindo posteriormente toda a família.

A IPI do Brasil traz a marca do ensino. Na tradição protestante, estudar a Palavra de Deus é imperativo divino a toda Igreja que deseja ter raízes profundas no evangelho de Cristo. Sem estudo não há crescimento no conhecimento da verdade, consequentemente há facilidade para se deixar levar por qualquer vento de doutrina.

Vamos agradecer a Deus pela existência da Escola Dominical e sua preservação em nossa Igreja.  Busquemos juntos  estudar as verdades bíblicas, redescobrindo a soberana vontade de Deus para as nossas vidas. Lembremos sempre que a Escola Dominical é um poderoso instrumento de crescimento da comunhão do povo de Deus.

Na Força do Evangelho,

 

Rev. Silas de Oliveira