CONVERSÃO COMO MUDANÇA DE CARÁTER

09/10/2013 08:52

Gênesis 32.22-32

A história do patriarca Jacó faz parte das nossas inúmeras conversas sobre como Deus trabalha  e transforma a vida dos seus eleitos. Jacó é um personagem complicado e cheio de imprevistos. Enfrentava problemas com ele mesmo diante do seu jeito egoísta de ser. Seus relacionamentos nunca foram fáceis. Sua ganância era incontrolável e sua desonestidade não media as consequências.

Exatamente com pessoas como Jacó que Deus decide trabalhar e usar para escrever a história da salvação.  O texto acima  vem nos mostrar o que Deus é capaz de fazer na vida de seus filhos. Jacó estava no Vale de  Jaboque  que tem o sentido de  “Vale de Segurança” / “ Vale da Fortaleza”.  Na sombra da morte Deus decide incomodar o seu servo.  Com um toque em suas pernas, Deus demonstra seu poder sobre o físico de Jacó.  Com a mudança do nome,  Deus cura-lhe a alma.

Deus precisou ferir seu servo, para que este percebesse sua incapacidade.  Após a mudança do nome, Jacó é símbolo do passado. Agora, Israel deixa para trás um passado familiar destruído, preenchido por relacionamentos ruins e egoístas e mantido através das constantes fugas em enfrentá-lo.  Israel é símbolo de um novo homem que depende da força divina e  da constante graça de Deus.

Estamos iniciando uma série de mensagens sobre conversão. Oportunidade de repensar nossa vida diante das decisões que tomamos dia a dia.  Qual tem sido o nosso tipo de luta diária?  Será que não estamos querendo obter vitórias lutando sozinhos?  Talvez precisemos do toque divino em nosso físico em nossa alma para reconhecermos que o poder pertence a Deus.

Falta-nos a experiência do face a face no vale da segurança. Os problemas de Jacó são os nossos problemas e somente quando tomamos a decisão de deixar o passado e nos lançar nas mãos do Criador, nossa vida tomará nova direção. Cabe-nos a coragem de aceitar com convicção de que não somos convertidos tão somente porque um dia decidimos pela profissão de fé e batismo, mas pela transformação diária que vem através do Espírito Santo.

Busquemos na experiência dos servos de Deus do passado a inspiração para um novo tempo na presença do Altíssimo. Deixemos Deus transformar diariamente nossas mentes e corações.

 

Rev. Silas de Oliveira