C O M P R O M I S S O

04/03/2013 10:48

“Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”  ( Lucas 9.62).

 

Durante as últimas semanas tenho pensado intensamente no significado da palavra COMPROMISSO.  Confesso um sentimento incômodo, quando percebo a importância do  seu real significado para as nossas vidas. Decidi voltar ao velho e conhecido dicionário, para compartilhar com a Igreja essa minha inquietação. Valeu a pena recordar e analisar alguns sentidos da palavra, pois descobri que entre os diversos significados de compromisso, temos:

1)  - Ajuste pelo qual pessoas assumem certas obrigações recíprocas, ou em outras palavras, estamos falando de COMPROMETIMENTO.  É o ato de assumir compromisso entre ambas as partes, realizando a tarefa da melhor maneira possível. No sentido bíblico, encontramos Deus,  fazendo aliança conosco e desejando um profundo comprometimento de nossa parte, quanto dos votos feitos diante do altar.

2)  Ato pelo qual duas ou mais partes aceitam sujeitar-se à decisão – Deus nos alcançou pela sua infinita misericórdia. Ao nos perdoar e nos resgatar, ficamos sujeitos às suas decisões  e  soberana vontade em toda e qualquer situação. Não mais vivemos para nós mesmos, mas sim para fazer a vontade de Deus, obedientes a sua autoridade e palavra.

3) Promessa  e acordo formal de ambas as partes. Aqui nos declaramos obedientes e honestos no compromisso assumido com a Casa de Deus. A Igreja é o local aonde demonstramos a profundidade do compromisso assumido com Senhor. Não fugimos à responsabilidade, mas nos declaramos aptos para o serviço do Reino.

Penso valer a pena uma profunda análise da nossa espiritualidade diante dos compromissos assumidos com a Casa de Deus, pois a verdadeira espiritualidade se demonstra através de atitudes visíveis diante de Deus e da sociedade. Vamos juntos, como povo de Deus, crescer na comunhão e na vivência diária comprometida com o Senhor da Igreja.

Que Deus nos ilumine e nos abençoe!

 

Rev. Silas de Oliveira