ARCO IRIS – DA BELEZA DA NATUREZA À PROMESSA DIVINA

02/10/2013 09:02

Gênesis 9.1-19

O arco-íris é um dos maiores fenômenos produzidos pela natureza que retrata através do seu colorido, o poder e a criatividade do Criador. Deus, em sua infinita sabedoria, decidiu selar aliança com Noé, deixando a marca do seu poder e da sua capacidade de criar, naquilo que somente o Eterno é capaz de fazer.

Após toda a destruição provocada pelo dilúvio, Deus decide dar a Noé e sua família a oportunidade do recomeço.  Tudo era novo, estranho, cheio de novidades, além da preocupação em sair da arca. Ao certificar que era hora de deixar a arca, Noé compreende que Deus contava com o seu trabalho para recomeçar e dar um colorido novo a sua criação.  Assim Deus age conosco.  Sempre é tempo de recomeçar!  Para isso é preciso ter a coragem de sair da arca.  Ficar na arca é permanecer na zona de conforto sem a coragem de encarar a vida, independente de seus desafios e lutas diárias.

Noé sabia que poderia contar com a segurança do Senhor. Deus havia prometido que nunca  mais a terra seria destruída por água e essa promessa ele guardava no coração.  O arco-íris deu um sentido de total segurança à vida de Noé e sua descendência.  Valeu a pena construir a arca.  Valeu a pena enfrentar as resistências.  Valeu a pena ouvir palavras de desânimo.  Valeu a pena entrar na arca.  Valeu a pena crer nas palavras do Criador.  A beleza do arco-íris deve ser a nossa inspiração para que nunca duvidemos  das promessas do Eterno.  Deus decide caminhar conosco quando nos livramos da insegurança e cremos em futuro por Ele prometido.

Noé não tinha dúvidas quanta à providência divina. Apesar de tudo ser novo e  talvez tenha se preocupado com o seu futuro e dos seus familiares, decidiu sair da arca e crer na providência prometida pelo Grande Pastor que o fez entrar na arca, sabendo que nada lhe  faltaria.  Vivemos em uma sociedade contaminada pela síndrome das necessidades, ou seja, precisamos de tudo o que o outro tem, e se possível ainda melhor.  Para que experimentemos a providência divina,  necessitamos partir daquilo que não temos.  Providência acontece na ausência das coisas e na presença da fé.

 O arco de Deus continua a nos proteger e a  nos abençoar. Que neste tempo de primavera possamos permitir, em nossas atitudes e gestos,  um novo colorido  produzido pelo próprio Criador. Que possamos sair da arca e perseguir a beleza da vida diante da rica oportunidade oferecida por Deus em nosso caminhar.

 

Rev. Silas de Oliveira